Mariano Gago terá dito que a indústria cultural não deve ver a pirataria como um inimigo, “visto que foi uma fonte de progresso e de globalizaçãoâ€.
Claro que as reacções não se fizeram esperar, com muita gente a mostrar-se indignada e a dizer que isto são acusações "gravÃssimas" (dito pelo director da Associação de Gestão de Artistas - e acho sempre piada a estas associações de "protecção" dos artistas, que tanto os devem proteger que... bem... é melhor estar calado...)
Eu apenas quero dizer que até aceito que me contratem como consultor para ficar numa "comissão de análise ao fenómeno da pirataria", e não demorarei mais que cinco minutos a escrever-lhes os porquê, como, e acima de tudo: como resolver o problema da pirataria!
Porque é que há pirataria? É simples... Porque não estão a disponibilizar aos consumidores aquilo que eles querem.
Porque, por exemplo, nos tentam impingir um Avatar em Bluray (que nem toca nalguns leitores Bluray!) por 30 euros, quando a um clique de distância o encontramos na Amazon a menos de 18 euros!
Porque ao invés de nos disponibilizarem filmes e séries online, que existem a preços aceitáveis e de forma simples e rápida em sites como o iTunes, atiram sempre os "direitos de autor" como justificação para não os podermos ver dependendo da "região" e outras coisas que tais (e preferem tratar os sintomas, revistando quem vai a uma ante-estreia, tendo que deixar o telemóvel à porta(duh!?!), em vez de curar a doença.)
Ouvir um eBook em voz sintetizada? Alto lá, isso viola os direitos, só pode ser lido sem voz (e que se lixem os utilizadores que não conseguem ler)!
Passar a minha própria música num estabelecimento comercial? Claro que posso, desde que pague a taxa de difusão pública, para os "artistas" (engraçado... porque nunca vi um cêntimo a aparecer-me na conta bancária que me fosse enviado por essas associações...)
Mas acho que já descobri porquê!
Parece-me que afinal... os verdadeiros artistas... são eles!
Actualização: O ministro já desmentiu ter dito aquilo (ah, como o peso do lobbys ainda cala ministros...)